quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Viagem à Finlândia

Uma das melhores semanas que já tive até agora no primeiro dia segunda-feira chegamos de madrugada a Finlândia e muito cansados no aeroporto dois professores finlandeses estavam a nossa espera com dois carros para 4 pessoas cada e viagem até a estância foi longa no entanto dormi mais de metade do caminho, a estância (centro religioso) onde íamos ficar por 2 dias situava-se no meio do bosque em Nilsas e era lindo fomos recebidos muito bem e tínhamos uma refeição a nossa espera feita pela empregada da estância o pequeno-almoço e deram-nos também a passe do Wi-Fi que era muito mau, em seguida fomos para habitação descansar onde todos os rapazes iam ficar.Às 09:00 fomos para estância que era a casa principal onde encontramos finlandeses da nossa idade no entanto eu senti-me um pouco pequeno, poucos minutos depois fomos fazer alguns jogos para nos conhecermos melhor em seguida fomos almoçar por volta das 10:30 e acabamos as 11:00 depois fomos andar de Pulka (trenó) e fomos jogar futebol na neve em que eu praticamente não joguei.Por volta das 16:00 fomos jantar em seguida chegaram os franceses e os ingleses pouco tempo depois os portugueses foram dormir bem mais cedo do que todos os outros.
No segundo dia (terça-feira) acordei as 06:00 para tomar banho enquanto os outros ainda dormiam as 07:00 fomos tomar o pequeno-almoço nesse dia esteva bem mais calor devido ao degelo e em seguida fomos fazer workshops o Tomás e o António foram fazer kooksas (canecas finlandesas) e eu e a Mafalda fomos fazer uma actividade em que usávamos batatas para dar energia a uma lâmpada depois fomos 
divertimos-nos um pouco com os Pulkas antes do almoço. Depois de almoçarmos eu mais a Mafalda fomos fazer as kooksas enquanto o Tomás e o António aprendiam a fazer uns pasteis de arroz que iriamos comer ao jantar para acompanhar com manteiga por cima ou doce enquanto comíamos uma sopa de salmão e natas muito boa. Às 21:00 os rapazes foram fazer sauna e rebolar-se na neve.
Na quarta-feira tivemos que acordar as 05:00 ou 05:30 mas eu sou teimoso e acordei as cinco em que eu o Tyler e outra professora inglesa esperávamos por todos para podermos tomar o pequeno-almoço e beber café com leite para despertar ás 07:00 fomos até a paragem do autocarro para a escola e nesse dia por mais estranho que pareça o Tomás estava feliz por ir para a escola fazer esqui onde caí três vezes uma delas por causa da professora teresa depois fomos aprender a dançar algumas danças tradicionais. Depois da escola fomos todos apresentados aos nossos Host os meus eram a Lilly e a sua mãe claro e fiquei na mesma casa com uma professora francesa mas eu tinha o meu quarto no primeiro andar e a professora no segundo por isso não me fazia diferença e nesse mesmo dia fomos visitar a cidade velha e comprar alguns caramelos.Na Quinta-feira depois de uma boa noite de sono no meu quarto fui tomar o pequeno almoço e fui apanhar os autocarro para a escola onde fizemos varias actividades do dias dos namorados ou como eles lhes chamavam Ystavanpaiva e eu nãos vou julgar pelo nome incrivelmente grande e desnecessário de dizer nesse dia eu fui de casaco vermelho camisola vermelha, uma caixinha que tinha um diabinho vermelho, fui também com o meu sangue vermelho e com os meus olhos vermelhos nesse dia eles iam as salas atirar doces, depois do almoço houve um concurso e quem ganhou o concurso de mais criativo foi o Bem e o Andy (professor inglês)Depois da escola enquanto todos iam a Helsinki eu tive de ir a casa para a Lilly poder por o telemóvel a carregar e muito mais, sim porque ela não largava o telemóvel, algum tempo depois fomos visitar Helsinki e o centro comercial para comprar alguns presentes para a minha família pouco tempo depois fomos ver a cidade juntamente com a mãe da Lilly e com a professora francesa onde compra-mos alguns chocolates Fazer depois fomos para casa onde conheci a tia o avô e a prima da Lilly e o dia que finalmente jantamos as 20:00.
Na sexta-feira despedi-me do meu host e da sua família e agradeci por me receberem e ofereci-lhes vinho do porto alguns bolinhos tradicionais e outros mais nesse dia fizemos uma actividade em que decoramos uma das paredes da escola e depois do almoço fomos ver o baile dos alunos do 12º ano que tinham acabado a escola aí pediram me para dançar e depois do baile ainda dancei mais com o professor inglês, depois disso tudo 
despedimos-nos dos alunos ingleses, franceses e finlandeses foi triste mas tinha de ser, em seguida apanhamos o autocarro para Helsinki onde tivemos que aturar as compras das professores enquanto o pobre do professor Paula estava no telemóvel porque o homem não o largava, depois das compras e de visitar a igreja fomos de novo para o hotel em que eu o António e o professor Paulo fizemos sauna de 100 c, depois da sauna fomos para os nossos quartos falamos um pouco e fomos dormir.
No dia seguinte acordamos arrumamos as nossas malas para ir tomar o pequenos almoço e depois irmos visitar a cidade e algumas igrejas essa manha foi um pouco chata para mim porque gastei dinheiro num crachá que acabei por perder e ainda tive de gastar dinheiro num bolo que era uma porcaria, mas depois fomos para o hotel pegar nas nossas malas e apanha o autocarro que tinha Wi-Fi decente ao chegarmos ao aeroporto e fazermos e deixar mos tudo preparado fomos almoçar depois do almoço apanhamos o avião e regressamos a Portugal.Eu adorei esta semana foi das melhores que já tive conhecemos pessoas muito simpáticas e queridas nunca esquecerei esta viagem.





1 comentário: