terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Uma semana na Finlândia


Esta semana foi simplesmente perfeita, neve, inglês e novos amigos.
Estivemos dois dias num centro chamado Nilsas, dois dias em casa dos hostes, e mais ou menos um dia num hotel em Helsínquia, a capital.
Aprendemos palavras novas, conhecemos tradições diferentes e acima de tudo criamos laços de amizade com muita gente.
Aqui fica algumas fotografias da nossa semana.
Na segunda fomos os primeiros a chegar bem de madrugada, então fomos descansar um pouco. Antes do almoço fizemos alguns jogos para nos conhecermos melhor( Portugueses e finlandeses).Andamos de pulka ( uma espécie de trenó). Almoçamos. Finalmente no final do dia chegaram as pessoas dos outros países (França e Inglaterra).
Na terça feira fizemos de novo jogos para nos conhecermos melhor uma vez que agora estávamos todos reunidos, mas não nos conhecíamos. Seguiu uma batalha de neve após as apresentações. Esculpimos uma caneca, fizemos flores para o dia dos namorados através  da reutilização de sacos de café, fizemos também uns bolinhos tradicionais. Depois do Jantar fomos a suana.
Na quarta feira foi o começo do verdadeiro comenius porque já não estávamos todos juntos pois cada um estava numa casa e agora é que nos iríamos imterar dos hábitos finlandeses. Quando chegamos á escola mostraram nos o seu funcionamento;aulas de culinária, aulas de corte e costura, aulas de dança, aulas de esculpir madeira.
Esquiamos assistimos a algumas aulas, assistimos a algumas danças tradicionais finlandesas...
No final do dia eu, o Tomás Bilro, a Hannah (host do Tomás) e a Alina (a minha host) fomos patinar no gelo, claro que o Tomás consegui faze lo com muito maior facilidade do que eu.
Quinta feira era uma espécie de antecipação do dia dos namorados ou como eles lhe chamavam Ystavanpaiva( dia dos amigos). Todos estavam vestido de vermelho e o cor de rosa ou o laranja, não contavam porque quem tivesse mais peças vermelhas ganhava um grande titulo. Depois do almoço fizeram um pequeno espetáculo dedicado a este dia. Depois da escola os nossos hosts levaram nos a Helsínquia visto que de autocarro a viagem era de apenas uma hora.
Na sexta feira foi o dia das despedidas porque os ingleses e os franceses partiram neste dia. No entanto depois do almoço partimos para o hotel em Helsínquia. Quando lá chegamos apesar de tarde ainda tivemos tempo para fazermos umas comprinhas.
Finalmente Sábado depois de acordarmos bem cedo, fazermos umas ultimas comprinhas e de fazermos algum sightseeing, dirigimo nos para o aeroporto de Helsínquia, onde a nossa viagem terminou.









1 comentário: