quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Viagem à Finlândia

Caros colegas, sábado nós voltamos da Finlândia e tenho-vos a dizer que foi muito divertido, tão divertido que valeu a pena aguentar a professora Élia a semana toda.

Nos embarcámos nesta aventura domingo por volta da 22:00 da noite num voo que durou aproximadamente 4 horas.
Chegando á Filândia ás 04:00 (de lá, 02:00 de cá) fomos recebidos por uma professora finlandesa e por um professor que nos levou ao centro religioso em que iríamos ficar durante 2 dias (Nilsas).
Chegando lá, mostraram-nos a passe do Wi-Fi e de seguida a habitação em que iríamos dormir, separadamente, claro, rapazes de raparigas.
Ás 06:00 serviram-nos o pequeno-almoço, tínhamos muitas coisas para comer entre as quais tomate, pepino, pastéis de carne, etc...
Logo a seguir ao pequeno-almoço fomos repousar durante cerca de 2 horas para podermos acordar ás 09:00 e fazer todas a atividades programadas.
Ás 09:00 da manhã fomos para a casa principal, onde nos encontramos com um grupo de filandeses com idade similar á nossa, 10 minutos depois fomos fazer jogos para nos ficarmos todos a conhecer.
Depois do almoço (por volta das 11:30) fomos todos andar numa espécie de trenó a que eles chamam "Pulka" e jogar futebol na neve.
Jantámos por volta das 16:00 e depois chegaram os estudantes dos outros países (França e Inglaterra) e nós portugueses como quase não tinhamos dormido na noite anterior fomos dormir relativamente mais cedo do que os outros.

No segundo dia acordámos por volta das 6:30 da manhã e fomos logo "tomar" o pequeno-almoço para ás 09:00 da manhã irmos fazer workshops, primeiro metade do grupo foi fazer kooksas, que são canecas típicas filandesas e depois fomos fazer um paistéis de arroz que eram deliciosos😉😉.
Depois dos workshops fomos andar de Pulka e fazer uma grande batalha de bolas de neve.
mais para a noite fizemos um torneio de ping-pong, depois ás 21:00 os rapazes foram fazer sauna e participámos nuns jogos feitos por algumas escoteiras locais, no final do dia fizemos uns mini pães que pareciam fezes de cão.

Quarta-feira acordámos ás 06:00 porque tívemos que apanhar o autocarro ás 07:00, o Autocarro demorou cerca de meia hora a chegar á escola, quando chegámos á escola metade do grupo foi esquiar e a outra metade foi aprender danças tradicionais filandesas, 1 hora depois trocámos.
Depois fomos a algumas aulas e ás 10:40 da manhã era o almoço na escola.
Mais tarde, ás 14:00 da tarde fomos para casa com os hosts de autocarro, no qual eu adormeci porque a viagem era 1 hora, mais tarde nesse dia fomos fazer patinagem no gelo, no qual eu sou melhor do que pensava (mas a Mafalda não é).

Quinta-feira acordei por volta das 06:45 porque se tinha que apanhar o autocarro ás 07:00, nesse dia não fizemos nada de especial na escola mas depois da escola fomos todos a Helsínquia (capital da Filândia) para vermos as vistas e fazermos compras).

Sexta-feira foi um dia muito melancólico porque se iam todos embora, estavam todos tristes, ás 08:00 fomos para a aula de desenho criar um desenho para fazermos numa das paredes da escola, depois ás 11:00 fomos ver umas danças dos alunos de décimo segundo ano que acabaram a escola quinta.
Depois por volta das 14:00 apanhámos o autocarro para Helsínquia porque o nosso voo só era sábado ás 16:00.

Sábado fomos ver as vistas e fazer umas comprinhas, depois fomos para o aeroporto.

1 comentário:

  1. Obrigada, Tomás, pela partilha.
    Ainda bem que gostaste da semana.
    Mas que tal partilhares também algumas fotografias das atividades?

    ResponderEliminar