quarta-feira, 1 de maio de 2013

Tipos de Rocha em Portgal

O que é uma rocha???

Rochas são materiais que fazem parte essencial da crusta sólida da Terra e são constituídas por um ou mias minerais.

Quais são os tipos de rocha em Portugal???

Em Portugal existem 3 tipos de rocha:

  • Metamórficas: As rochas metamórficas são o produto da transformação de qualquer tipo de rocha levada a um ambiente onde as condições físicas (pressão, temperatura) são muito distintas daquelas onde a rocha se formou. Nestes ambientes, os minerais podem se tornar instáveis e reagir formando outros minerais.
    Como os minerais são estáveis em campos definidos de pressão e temperatura, a identificação de minerais das rochas metamórficas permite reconhecer as condições físicas em que ocorreu o metamorfismo.

 












  • Sedimentares: Rochas sedimentares são compostas por sedimentos carregados pela água e pelo vento, acumulados em áreas deprimidas. Correspondem a 80% da área dos continentes e é nelas que foi encontrada a maior parte do material fóssil.
  • Magmáticas ou ígneas: As rochas magmáticas são originadas a partir da consolidação do magma, sendo que através de sua textura pode-se determinar as condições geológicas em que estas rochas se formaram. Ao saber a textura, consegue-se determinar o tamanho e a disposição dos minerais que compõem a rocha.
               http://pt.wikipedia.org/wiki/Rocha_sedimentar

     
     
 

 

4 comentários:

  1. Eu no final só pus a imagem do Paulo porque não encontrei uma imagem que representasse onde se inserem os tipos de rocha tão bem como a do Paulo, daí é que eu tive de por a mesma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim aconteceu-me o mesmo, esqueci-me de pôr a parte de Portugal e não encontrei mais nenhuma.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Eu acredito em ti!!
    E obrigado!
    O mapa é fixe não é?

    ResponderEliminar