quinta-feira, 2 de maio de 2013


Rochas em Portugal

Rochas são materiais que fazem parte essencial da crosta sólida da Terra, são constituídas por agregados de um ou mais minerais.
As rochas, juntamente com os fósseis, ajudam a decifrar fenómenos geológicos atuais e do passado. As rochas que formam os continentes e o fundo dos oceanos registaram os fenómenos de transformação da superfície e do interior da crosta terrestre.

Todas as rochas têm um ciclo, um processo contínuo pelo qual as rochas antigas são transformadas em novas. O ciclo das rochas representa as diversas possibilidades de transformação de um tipo de rocha em outro.
Em Portugal existem 3 tipos de rocha:
Magmáticas – Formam-se a partir da consolidação do magma arrefecido e podem dividir-se em rochas plutónicas ou intrusivas, quando o magma consolida em profundidade e apresentam todos os minerais cristalizados (Ex: granito). E rochas vulcânicas ou extrusivas, quando o magma consolida à superfície, apresentam a maioria dos minerais cristalizados no seio da mesma massa amorfa (Ex:  basalto)




Sedimentares - As rochas sedimentares representam 5% do volume da crosta terrestre (continentes e oceanos) e cobrem 75% da superfície da crosta terrestre, os sedimentos que se encontram na crosta terrestre são carregados pela água (rios, lagos), gelo (glaciares), vento (regiões continentais e marinhas e pela gravidade (água e vento) e são acumulados em áreas deprimidas (meteorização e erosão) das rochas já pré-existentes assim como de restos orgânicos.


Metamórficas - As rochas metamórficas são o produto da transformação de qualquer tipo de rocha levada a um ambiente onde as condições físicas (pressão, temperatura) são muito distintas daquelas onde a rocha se formou. Nestes ambientes, os minerais podem se tornar instáveis e reagir formando outros minerais, estáveis nas condições vigentes.


A baixo estão os locais onde se localizam estes tipos de rochas

www.geralforum.com
www.prof2000.com
www.ige.usl.br

Sem comentários:

Enviar um comentário