segunda-feira, 6 de maio de 2013



O Dia Europeu Sem Carros comemora-se anualmente a 22 de Setembro – o último dia da semana em que se comemora a Semana Europeia da Mobilidade.
 
Trata-se de uma iniciativa coordenada pela Comissão Europeia que teve como base algumas ações de grupos organizados de cidadãos.
Almada não é exceção e comemora este dia desde que ele foi instituído – ou seja – desde 2000!
 
De ano para ano o número de cidades que aderem tem aumentado significativamente – o que comprova o êxito da campanha.

Para assinalar esta data, são fechadas algumas ruas ao trânsito automóvel – ou melhor a grande parte do trânsito automóvel.

Sim, porque nem todas as viaturas estão proibidas. Os transportes públicos, ambulâncias, polícia, bombeiros ou outras entidades oficiais continuam a poder transitar desde que devidamente identificadas. Também são permitidas todas as viaturas híbridas, elétricas e a gás natural. 

Pretende-se assim sensibilizar a população no sentido de utilizar mais os transportes públicos e menos as viaturas particulares e, desta forma, diminuir a poluição causada pelos tubos de escape.

Também se pretende incentivar as deslocações a pé ou mesmo de bicicleta – com todas as vantagens que esta atitude pode trazer à saúde de cada um. 

É também uma oportunidade para que cada pessoa verifique por si mesma a diferença de andar numa rua com mais espaço, menos ruído e confusão, com um ar mais limpo, e num ambiente mais saudável. 

Paralelamente são organizadas várias atividades lúdicas como animação de rua, jogos tradicionais, concertos, insufláveis, mercados e feiras, passeios a pé ou de bicicleta, e outras atividades desportivas.
 
É também promovida a reciclagem com a oferta de bilhetes para transportes públicos em troca de materiais recicláveis.
 
Basicamente, com este dia pretende chamar-se a atenção de todos para os problemas da poluição atmosférica e sonora, para o aumento do número de carros nas cidades que invadem muitas vezes os passeios e tornam os locais menos bonitos e para os problemas da mobilidade em geral.
 
Porque o mais importante é melhorar o ambiente, vamos todos aderir e vamos também fazer um esforço para usar menos o nosso carrinho que, até pode ser muito prático e confortável, mas é mais um a poluir o nosso planeta e a nossa cidade!


Webgrafia:

 

1 comentário:

  1. Em setembro, no próximo ano letivo, temos de nos lembrar destas resoluções.

    ResponderEliminar