domingo, 31 de março de 2013

Páscoa em Portugal


Páscoa é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade Católica. Na Páscoa os cristãos católicos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação.
A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março 25 de abril.
A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, que é comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário.
webgrafia:https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa

sábado, 30 de março de 2013

Páscoa no mundo...

A Páscoa é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas católicas a maior e mais importante festa do Cristianismo.

 

É na Páscoa que os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo após ter sido morto por crucificação (Sexta-Feira Santa).

 

A Páscoa pode cair entre dia 22 de março e 25 de abril (este ano é no dia 31 de março).


Páscoa na Europa:

França: Os sinos não tocam entre a Sexta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa, porque, segundo a lenda, os sinos voam para Roma e no caminho de volta deixam cair os ovinhos que as crianças devem encontrar no Domingo.

 

Espanha: A celebração é essencialmente religiosa. Não há o hábito de ir à procura dos ovos de chocolate, mas há alguns  hábitos semelhantes como não comer carne, mas sim peixe, essencialmente o bacalhau. Também há doces como a rabanada (consumida em todo o país) e o Osso de Santo (que faz parte das celebrações em algumas regiões).

 

Suíça: Não poderia faltar o chocolate..." Os coelhos de chocolate são escondidos dentro de casa e as crianças devem procurá-los, levando a acreditar que quem os levou foi o coelhinho da Páscoa", conta o suíço Rolf Müller. Existem várias semelhanças como não comer carne , mas também existem diferenças, por exemplo segunda feira após o domingo de Páscoa também é feriado para eles.

.......


Páscoa no Brasil e na América Latina:

Brasil: Um país de grande tradição católica, a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa são as datas mais festejadas, com grande conteúdo simbólico. Procissões, missas, rituais, peças de teatro, muitas manifestações rendem homenagem à data, tanto nas grandes cidades, como nos povoados mais remotos.


América Latina (geral): O mais comum é as crianças montarem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchê-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa.



Páscoa na Ásia:

China: O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos antespassados e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.


Índia: A população indiana, que segue a religião hindu, promove o festival Holi, para lembrar como o deus Krishna apareceu. As pessoas dançam, tocam flautas e fazem comidas especiais.



Páscoa na Oceânia:

Austrália: Na Austrália, coelhos são vistos como uma praga, porque a sua super-população está a prejudicar o meio ambiente. Por isso, há uma certa campanha para promover a símbolo da Páscoa o bilby, um marsupial em extinção, que até parece um coelho: tem orelhas compridas e o mesmo jeitinho, mas com o focinho mais esticado.


 

 
 

Desejo uma Feliz Páscoa a Todos!!!


 
 
                   https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa
                   http://dreamguides.edreams.pt/brasil/pascoa
                   http://www.esoterikha.com/presentes/como-e-comemorada-a-pascoa-no-brasil-e-no-mundo.php
                   http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/Pascoa/pascoa.htm
                   http://www.miniweb.com.br/cidadania/temas_transversais/pascoa/pascoa_nomundo.html
                   http://brasil.babycenter.com/a3600013/conhe%C3%A7a-a-p%C3%A1scoa-pelo-mundo
                   http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=ancestrais

 

quarta-feira, 27 de março de 2013

Dúvida de Fisico Quimica

Olá, alguem sabe o que é para fazer no cartaz para f.q? eu não tenho acerteza o que é para fazer.
Obrigado

segunda-feira, 25 de março de 2013

Dia do Estudante

O Dia do Estudante foi fixado apenas em 1987 pela Assembleia da República em 24 de Março, embora as suas origens remontem à crise académica de 1962, época em que os estudantes, principalmente os dirigentes associativos, sofreram bastante para que hoje se possa e participar em manifestações livres das reivindicações dos estudantes, num ambiente democrático de respeito pelos direitos, liberdades e garantias.
O Dia do Estudante é comemorado, no Brasil, no dia 11 de agosto. A data foi criada em 1927, em homenagem à fundação dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país, em 11 de agosto de 1927, por D. Pedro I.

Dia do Estudante 24 de março

Webgrafia:
http://www.notapositiva.com/pt/datasespec/diadoestudante.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Estudante

domingo, 24 de março de 2013

Hora do Planeta 2013

Este ano, a Hora do Planeta 2013, ou seja, o momento em que as luzes se apagaram durante 60 minutos num acto simbólico de preocupação ambiental, começando na Austrália e percorrendo todo o globo terrestre, aconteceu ontem, dia 23 de Março, das 20h30 às 21h30.

Hora do Planeta

Hora do Planeta 2013 em Portugal

sexta-feira, 22 de março de 2013

Avaliação do 2º período

Já está disponível na página da escola (Menu alunos/pautas de avaliação) as avaliações de final do 2º período.

Alguns alunos têm de trabalhar mais, respeitar as orientações dos professores e realizar todos os trabalhos propostos. Mas muitos estão de parabéns pelo trabalho que têm realizado até agora.

Vamos continuar?

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de Março.
A data chama a atenção da população e do governo para a urgente necessidade de preservação e poupança da água, o recurso natural mais valioso em todo o mundo pois, sem ele, não existiria vida.
A água tem um grande impacto em vários setores, nomeadamente na alimentação e na saúde.
As alterações climáticas tem um grande impacto nos recursos hídricos.
A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu no Rio de Janeiro, em 1992, na qual os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas com vista à poupança deste recurso , além de promover a sua sustentabilidade.
Por isso é que se deve preservar e poupar a água.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Trabalho de férias: Contar uma atividade realizada


O que se pretende...

Durante a interrupção letiva da Páscoa, 
lê um livro 
ou 
visualiza um filme 
ou 
assiste a uma peça de teatro 
ou  
visita uma exposição
ou 
.....






Depois conta-nos.... (em folha à parte para entregar) o enredo, a história, o resumo, o que gostaste mais, para que nós também possamos partilhar a tua experiência.
Não te esqueças, elabora um texto em Português correto.

Data de entrega:  9 de abril (3ª feira)

segunda-feira, 18 de março de 2013

Arrábida

Depois de vermos um bocadinho da Arrábida durante a visita de estudo, aqui fica um documentário para quem estiver interessado em saber um pouco mais:

sexta-feira, 15 de março de 2013

Dia Mundial do Sono - 15 de março 2013


Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer.
(Provérbio popular)


O Dia Mundial do Sono surgiu em 14 de março de 2008, pela Associação Mundial do Sono, com o objetivo de minimizar os prejuízos provocados por desordens do sono nas pessoas, em particular, e na sociedade, em geral. É comemorado num dia a fixar em cada ano, geralmente em março. Este ano é comemorado hoje!
Este acontecimento pretende celebrar o sono como um fator de saúde e alertar para os seus problemas, que envolvem áreas como a Medicina, a educação e o trânsito.


Compreender o sono… e a falta que ele faz
O sono não é um momento em que o corpo fica «desligado». O cérebro fica ocupado a dirigir o funcionamento do corpo em repouso e a prepará-lo para o dia seguinte, repondo a vitalidade física e a energia. Sem horas suficientes de sono, não há tempo para essa tarefa e as consequências podem ser graves para a saúde e o bem-estar.



Nenhuma outra atividade tem tantas vantagens com tão pouco esforço! Por isso, toca a dormir!
As necessidades de sono variam um pouco de pessoa para pessoa e diminuem um pouco na idade adulta.
Por isso, tens de te deitar mais cedo do que os teus pais.


Verifica na tabela acima qual é o número de horas recomendadas em cada fase da vida.
Será que tens um bom sono?


Bibliografia:
Projeto Desafios: Manual Interativo Multimédia, Ciências da Natureza, 6.º ano - Santillana - Constância.
http://www.tvi24.iol.pt/503/sociedade/dia-mundial-do-sono-sono-dormir-santa-maria-jovens-tvi24/1429757-4071.html, acedido a 15 de março 2013


quinta-feira, 14 de março de 2013

Porque não utilizar a palavra você?

Não se deve utilizar a palavra" você" porque é uma forma incorreta de tratar as pessoas e faz com algumas pessoas fiquem insultadas.
A palavra "você" é um pronome brasileiro e não é uma palavra portuguesa.

Muita gente usa esta palavra em Portugal na maioria das vezes com pessoas mais velhas ou que não conhecemos,mas como estamos em Portugal nunca se deve utilizar essa palavra.
A palavra "você" pode ser substituidas em Portugal por o senhor/a ex:
O senhor foi ao supermecado?
Em vez de "Você" foi ao supermercado?

Por isso não se deve usar o pronome brasileiro "você".






Paulo Meneses nª16
Pedro Roque nª17
David Rebelo nª7



Resultados do teste de Ciências Naturais (março)

Ainda há alguma falta de estudo......


Dia da poesia
O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de março.Mas o dia Nacional da poesia celebra-se a 14 de março. O Dia Mundial da Poesia foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO a 16 de novembro de 1999.
Todas as línguas têm a sua poesia. A poesia contribui para a diversidade criativa, usando as palavras e os nossos modos de perceção e de compreensão do mundo.
O Dia Mundial da Poesia celebra assim a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, criatividade e inovação. A celebração faz ainda uma reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa.




Web grafia:
https://www.google.pt/search?q=dia+da+poesia&hl=pt&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=N55BUe78EaeP7Abx-IGYDA&ved=0CDAQsAQ&biw=1280&bih=699#imgrc=_
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_da_Poesia
http://www.ccb.pt/sites/ccb/pt-PT/Programacao/Literatura/Pages/DiaMundialdaPoesia.aspx
http://www.cm-cascais.pt/tags/dia-da-poesia
http://www.publico.pt/cultura/noticia/dia-mundial-da-poesia-assinalado-hoje-1251378

terça-feira, 12 de março de 2013

Um exercício de simulação sísmica

A propósito da matéria dos sismos, praticámos um exercício de simulação sísmica de acordo com o plano de emergência que está afixado na nossa sala de aula. Calmamente, dirigimo-nos para o campo de jogos depois de abandonar a sala em fila indiana atrás do delegado de turma.
Decorreu tudo com normalidade... sem pânico! Afinal, era só um exercício.

Foto de grupo após exercício de simulação sísmica.


Então professora não põe aquela foto que tirou no outro dia?
A mamã está ansiosa por vê-la!!

O Termo "Você"???NUNCA!!!

O Termo “Você”??? NUNCA!!!

 Nós achamos que não se deve utilizar o você porque achamos que é uma forma incorrecta ou até mal educada de nos dirigirmos a uma pessoa quando falamos, mesmo que não a conheçamos. Pois esse termo é mais utilizado no Brasil e cá em Portugal ,como não somos brasileiros , não devemos falar como eles …mesmo às vezes ser difícil de não o dizer.

Em vez de dizermos você devemos dizer por exemplo :

“Você vai comprar isso?? “ em vez disso “O senhor/a vai comprar isso??

Nós, crianças/adolescentes, muitas vezes dizemos o termo “você” mas muitas das vezes não é por mal. Na maioria, até é por respeito o que na verdade é falta de respeito.
Mas também não somos só nós que cometemos estes erros …muitos adultos  dizem esse termo a referir-se a uma outra pessoa. 

E foi isto que concluímos juntas ao realizarmos o nosso trabalho, se estão de acordo connosco não utilizem este termo e se alguém o disser, corrijam-no  :) 

Trabalho realizado por:
Beatriz Bispo nº 2
Catarina Carvalho nº 4
Ester Costa nº 9 
Mariana Sousa nº 12

Porque não utilizar o termo você...

A palavra "você" dá um aspeto à pessoa a que é atribuída um aspeto de velho, insultado e desvalorizado.

Esta palavra tem um sentido de afeto e carinho, mas no Brasil não em Portugal, por isso para falar em bom português o termo "você" NUNCA deve ser utilizado a quem quer se seja..., nem aos professores, às auxiliares, aos familiares nem aos amigos e colegas.

Este termo por vezes é utilizado com pessoas mais velhas e que não conhecemos

A palavra "você" pode ser substituída pelo termo o senhor,a senhora..., mas para "ganha-lo" tem que se ter respeito pela pessoa com que se está a falar. E o "você" demonstra à pessoa interpertada que
não é de confiança.

E são estas algumas das muitas razões para não utilizar o "você".





 
 
 
Martim Mestre nº13
 
Diogo Rebelo nº8
 
Bruno Gomes nº2
 
Miguel Pedro nº 15
 
 


segunda-feira, 11 de março de 2013

Colagem de Boa Páscoa





Em resposta ao desafio da professora Lina Almeida (TIC/OTIC) aqui está uma colagem a desejar boa Páscoa a todos!



Concurso do Dia dos Namorados



A respeito do Dia dos Namorados, a equipa PES lançou um concurso dirigido aos alunos do 3º ciclo.
Os alunos puderam participar em duas modalidades: poesia e ilustração.

Os alunos do 7º ano, turmas C, D, E e F da professora Sofia Afonso responderam ao desafio e entregaram os trabalhos a concurso na biblioteca da escola.

Apreciados que foram os trabalhos de acordo com o regulamento do concurso, temos o prazer de anunciar as vencedoras do mesmo:
- Poesia: Rafaela Correia, 7ºC;
- Ilustração: Maria Francisca Silva, 7ºF.

Os prémios serão entregues até final deste período em articulação com os diretores das turmas respetivas.
Agradecemos a colaboração de todos!

Poema

O amor anda no ar,
Nós vamos passear,
Num caminho junto ao mar,
E ver o Sol a pousar.

São muitos os desenhos de corações,
Origamis brincalhões,
Mas, fazer um poema,
Não é para trapalhões.

É dia de S. Valentim,
Oferece-me um jasmim.
Nem todos são assim,
Não te vais arrepender,
De o oferecer a mim.

O poema chegou ao fim,
As minhas rimas acabaram aqui,
Só me vou despedir de ti,
Feliz dia de S. Valentim.

domingo, 10 de março de 2013

Porque não devemos usar o você


Saber falar em bom português, poderá passar por não dizer o termo você.
Pois, o tratamento por você, pode ser considerado diminuidor e também uma forma de insulto ou de desvalorização.
Porquê utilizar este termo? Porquê? Estamos no Brasil? Não, não estamos, estamos em Portugal e como tal não devemos usar esse termo para quem quer que seja, devemos tratar por tu/senhor/senhora.
Com os nossos familiares mais próximos nunca usamos o "você", muito menos com os nossos colegas, mas, por vezes usamos com os professores e funcionários. Com as pessoas que não conhecemos, usamos frequentemente o você, mas apenas para as pessoas que não sejam da nossa idade.
Em situações de diferença de idade seja no contexto económico, social, profissional, escolar ou académico, sexo, bem como não conhecemos a pessoa com que estamos a falar, seguem alguns exemplos simples:

  • "-O senhor não tem troco?" em vez de "-Você não tem troco?"
  • "-A professora já corrigiu os testes" em vez de "-Você já corrigiu os testes?"
  • "-Por favor, o senhor pode-me dizer as horas" em vez de "-Por favor, você pode-me dizer as horas?"


E que tal diminuirmos a utilização desta pequena palavra, que por vezes pode ferir corações?



Webgrafia:




Trabalho realizado por:
Ana Mafalda Tendeiro nº1
David Seita nº6
Rafaela Correia nº18
Tomás Correia nº19

sexta-feira, 8 de março de 2013

Aqui estão as aulas sobre: - Dobras e Falhas - Sismos Aproveitem o fim de semana para estudar, fazer os vossos apontamentos, e qualquer dúvida não hesitem em deixar aqui no blog!! Bom estudo e bom fim de semana ;)

Colagens


Aqui está uma colagem feita com as fotos da n/ última visita de estudo.
Com o que aprendemos nas aulas de TIC vamos, fazer e publicar, uma colagem a desejar boa Páscoa a todos. Professores e colegas?

Dia Internacional da Mulher

O dia da Mulher celebra-se dia 8 de março, porque neste dia em 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, para exigir a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para apenas 10 horas. As operárias em 16 horas recebiam menos de um terço do salário dos homens.
Enquanto as mulheres estavam fechadas dentro da fábrica, os homens atearam fogo à mesma, criando um incêndio, onde morreram entre 130 e 140 mulheres queimadas.
Em 1910,foi realizada uma conferência de mulheres na Dinamarca, onde decidiram prestar homenagem àquelas mulheres, declarando assim o dia 8 de março, como "Dia Internacional das Mulheres".







quinta-feira, 7 de março de 2013

Quem é o Professor Galopim de Carvalho???


António Marcos Galompim de Carvalho nasceu no Alentejo em 1931, na cidade de Évora.

Licenciou-se em Ciências Geológicas e doutorou-se em Geologia na Universidade de Lisboa.

Foi nomeado Diretor do Museu Nacional da História Natural em 1992.

Trabalha na área de Ciências da Terra e é  defensor do património cultural e científico.

Lutou pela defesa das grandes jazidas* com as pegadas de dinossauros.
Galopim de Carvalho ficou assim conhecido como o avô dos dinossauros.

*jazida-depósito mineral.



 
 

quarta-feira, 6 de março de 2013

 
 
Prof. Galopim de Carvalho


Galopim de Carvalho é um professor catedrático, licenciado em ciências Geológicas pela Universidade de Lisboa (em 1959), e doutorado em Geologia pela mesma Universidade (em 1969).
Nasceu em Évora, em 1931.
Por ser defensor do património cultural e científico e por defender as jazidas com pegadas de dinossauros, ficou conhecido em Portugal por avô dos dinossauros.
É um homem que já teve vários ofícios.
No entanto, e no campo científico, foi responsável por alguns projectos de investigação, dos quais destaco "Paleontologia dos vertebrados fósseis do Jurássico superior da Lourinhã e Pombal" e "Icnofósseis de dinossauros do Jurássico e do Cretácico Português".
Faz também parte de organismos nacionais e internacionais, como a comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO. Colaborou com os Serviços Geológicos de Portugal e trabalhou no Centro de Estudos Geográficos, do Instituto de Geografia da Faculdade de Letras de Lisboa e no Centro de Estudos Ambientais.
Foi consultor científico da RTP na área das Ciências da Terra e Director do Museu Nacional de História Natural 1992 e 2003.
Organizou várias exposições das quais se destaca, pelo elevado número de visitantes que teve em apenas 11 semanas - 347 000 (!!) - "Dinossauros regressam a Lisboa".
Foi responsável pela publicação de trabalhos e artigos científicos, quer em revistas nacionais quer internacionais.
Escreveu alguns livros didáticos:
             Morfogénese e Sedimentogénese (1996)
             Petrogénese e Orogénese (1997)
             Introdução à Cristalografia e Mineralogia (1997)

E, na área da literatura de ficção:
             O Cheiro da Madeira (1994)
             Preço da Borrega (1995)
             Os Homens não Tapam as orelhas (1997)


Webgrafia:

Galopim de Carvalho

Galopim de Carvalho conhecido em Portugal como "o avô dos dinossauros" é licenciado em ciências Geológicas pela Universidade de Lisboa (1959) e doutorado em Geologia pela mesma Universidade (1969). Já fez um pouco de tudo: foi carpinteiro, aprendiz de sapateiro, caixeiro de mercearia, ferrou cavalos, alimentou leões no circo, vendou material de escritório e foi delegado de informação médica.
Responsável pelo carinho do público pelos dinossauros, fez “lobby” da questão das esquecidas pegadas da pedreira de Carenque, Sesimbra - Espichel, um dos trilhos mais longos do Cetáceo e conseguiu salvar as pegadas. É um símbolo nacional da defesa e preservação do património cultural e científico, nomeadamente de sinais marcantes da riquíssima evolução da história natural.
Dirigiu inúmeros projectos de investigação, de que são exemplo a "Paleontologia dos vertebrados fósseis do Jurássico superior da Lourinhã e Pombal" e "Icnofósseis de dinossáurios do Jurássico e do Cretácico Português". Dirige e integra diversos organismos nacionais e internacionais, nomeadamente a comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO. Foi colaborador dos Serviços Geológicos de Portugal e trabalhou no Centro de Estudos Geográficos, do Instituto de Geografia da Faculdade de Letras de Lisboa e no Centro de Estudos Ambientais.



webgrafia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Galopim_de_Carvalho

O que é um tsunami?

Um tsunami ou maremoto é uma série de ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de ágea, como um oceano ou um grande lago. Tsunamis são uma ocorrência frequente no Oceano Pacífico; aproximadamente 195 eventos desse tipo foram registrados.[1] Devido aos imensos volumes de água e energia envolvidos, tsunamis podem devastar regiões costeiras.
Sismos, erupções vulcânicas e outras explosões submarinas, deslizamentos de terra e outros movimentos de massa, impactos, e outros distúrbios acima ou abaixo da água têm o potencial para gerar um tsunami.







 
 
 
 
 
webgrafia:
http//pt.wikipedia.org/wiki/Tsunami

terça-feira, 5 de março de 2013

Galopim de carvalho

Galopim de Carvalho conhecido em Portugal como "o avô dos dinossauros" é licenciado em ciências Geológicas pela Universidade de Lisboa (1959) e doutorado em Geologia pela mesma Universidade (1969). Já fez um pouco de tudo: foi carpinteiro, aprendiz de sapateiro, caixeiro de mercearia, ferrou cavalos, alimentou leões no circo, vendou material de escritório e foi delegado de informação médica.
Responsável pelo carinho do público pelos dinossauros, fez “lobby” da questão das esquecidas pegadas da pedreira de Carenque, Sesimbra - Espichel, um dos trilhos mais longos do Cetáceo e conseguiu salvar as pegadas. É um símbolo nacional da defesa e preservação do património cultural e científico, nomeadamente de sinais marcantes da riquíssima evolução da história natural.
Dirigiu inúmeros projectos de investigação, de que são exemplo a "Paleontologia dos vertebrados fósseis do Jurássico superior da Lourinhã e Pombal" e "Icnofósseis de dinossáurios do Jurássico e do Cretácico Português". Dirige e integra diversos organismos nacionais e internacionais, nomeadamente a comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO. Foi colaborador dos Serviços Geológicos de Portugal e trabalhou no Centro de Estudos Geográficos, do Instituto de Geografia da Faculdade de Letras de Lisboa e no Centro de Estudos Ambientais.

webgrafia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Galopim_de_Carvalho
O que é um Tsunami ?

O tsunami é uma serie de ondas grandes, que se formam através de abalos sísmicos.
Os tsunamis têm um grande poder de destruição,ganham força quando chegam na região costeira.



Tsunami no Brasil

Webgrafia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tsunamis
               Exposição dos trabalhos do dia de são Valentim.
No dia 25 de fevereiro (segunda-feira),para comemorar o dia de são Valentim as turmas dos 7º anos da professora de Inglês Helena Oliveira, realizaram uma exposição com trabalhos alusivos ao tema .
Como sempre houve trabalhos muito originais  e claro que com tanta variedade não havia nenhum igual.
Flores, cartões,cartas e corações ... todos eles dedicados ao seu amor.
A exposição encontra se na biblioteca da escola. Uma visita a não perder!

O que é um Tsunami?

Um Tsunami é uma onda causada pelo movimento repentino do fundo do mar. Este movimento pode ser originado por diferentes fenómenos: sismos, erupções vulcânicas ou deslizamentos de terras submarinas. Podem ainda ser originados de consequências de impactos de meteoritos.
A grande maioria dos Tsunamis formam-se em consequência de sismos gerados em zonas de subducção. As zonas de subducção são locais onde um fragmento de crusta terrestre, normalmente oceânica, mergulha sob outra (continental ou oceânica) afundando-se no manto.
 Devido à fricção e devido ao facto de as placas se movimentarem lentamente durante a maior parte do tempo, a zona de subducção encontra-se normalmente bloqueada.
Deste modo a energia vai-se acumulando e as placas vão-se deformando lentamente, mas sem que ocorra movimento relativo ao longo do plano de subducção.
Quando a energia acumulada excede a força de fricção existente entre as duas placas dá-se o movimento rápido entre elas ao longo do plano de subducção, libertando as enormes quantidade de energia. A energia potencial é "transformada" em energia cinética. Quando isto acontece o fundo do mar pode movimentar-se bruscamente, movimento este que é transferido à coluna de água suprajacente, acontecendo o Tsunami.
A onda assim formada espalha-se ao longo da superfície do mar, podendo ser maior quando atinge as zonas costeiras. Nestas zonas podem-se formar-se ondas com várias dezena de metros causando a destruição quase total das áreas onde se dá o impacto da massa de água.
 
 
Webgrafia:
http://www.significados.com.br/tsunami/

05-03-2013

segunda-feira, 4 de março de 2013

Mas afinal, o que são os Tsunamis?

Um tsunami é uma série de ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, como um oceano ou um grande lago. Tsunamis são uma ocorrência frequente no Oceano Pacífico; aproximadamente 195 eventos desse tipo foram registrados.Devido aos imensos volumes de água e energia envolvidos, tsunamis podem devastar regiões costeiras.
Sismos, erupções vulcânicas e outras explosões submarinas, impactos, e outros distúrbios acima ou abaixo da água têm o potencial para gerar um tsunami.
 O historiador grego Tucídides foi o primeiro a relacionar tsunami a sismos submarinos,mas a compreensão da natureza do tsunami permaneceu escassa até o século XX e ainda é objeto de pesquisa. Muitos textos antigos geológicos, geográficos e oceanográficos referem-se a tsunamis como "ondas sísmicas do mar".
 O termo "tsunami" provém do japonês, significa "porto"  e "onda"

Sabiam que Setúbal tem em funcionamento um dispositivo de alerta de tsunami, único no mundo, capaz de detetar antecipadamente a ocorrência deste fenómeno e alertar as populações em caso de emergência.

                                                                                    



Trabalho realizado por Tomás Bilro Nº20                                                                                                 

O que é um Tsunami???

O que é um Tsunami???
 
Um Tsunami ou Maremoto é uma onda formada pelo movimento imprevisto do fundo do mar. Podem ser provocados por: Erupções Vulcânicas, Sismos etc...
São ondas gigantes com mais de 30 metros de altura e são capazes de devastar tudo o que aparecer à frente.
 

 



 
 
Webgrafia: