segunda-feira, 28 de abril de 2014

25 de Abril

No passado dia 24 de Abril, decorreu uma palestra sobre os 40  anos da Revolução dos Cravos, com a participação da Diretora do Agrupamento, a professora de História Maria Margarida Lucena.

Os comentários dos alunos:
"Adorei a palestra porque ficámos a conhecer o modo de vida que as pessoas levavam em 1974, uma definição diferente sobre liberdade, os truques que utilizavam na altura para comunicarem, a política dos 3D (Democratizar, Descolonizar, Desenvolver). Gostei principalmente porque ouvimos um documento vivo a contar a História do nosso país, com tanta emoção." Ana Mafalda Tendeiro, nº1

"Eu gostei muito desta sessão. A parte que eu mais gosto na história é a dos militares usarem os cravos nas armas. Percebi que nesta altura a vida era diferente e mais difícil do que é agora, com a Ditadura, com a PIDE e com a Guerra Colonial. Outra coisa que eu não sabia é a política dos 3D, Democracia, Descolonização e Desenvolvimento." Beatriz Bispo, nº2
"Nesta sessão eu gostei muito da conversa que tivemos com a diretora da escola. Foi a oportunidade de nos relatarem o que aconteceu naquele dia e o quanto foi importante para todos. Aprendi que o que temos hoje em dia é um grande privilégio e que não o podemos perder." Bruno Gomes, nº3

"Eu gostei muito da explicação da Senhora Diretora e percebi melhor o direito à liiberdade. Aprendi algumas coisas novas, como a importância da escola e a sorte que tenho em poder estudar. Gostei muito da comparação que a diretora fez entre o cravo e a democracia. Obrigada pela explicação." Catarina Ferreira, nº4

"Aprendi que o 25 de abril foi um dos melhores feriados em Portugal. Foi o primeiro passo para a liberdade. Eu achei interessante porque sempre gostei da história do 25 de abril e acabei por aprender coisas novas como o facto do Salazar já ter morrido antes do 25 de abril e os 3D (democratizar, descolonizar e desenvolver). A palestra foi muito interessante e gosto de saber a história sobre pessoas que viveram nessa altura. Também o meu pai falou comigo sobre isso e como temos muita sorte de vivermos com a liberdade de expressão." David Ventura, nº5 

"Eu gostei desta sessão porque aprendemos mais com quem viveu o 25 de abril. Gostei mais dos acontecimentos do próprio dia e como se iniciou a Revolução dos Cravos." David Seita, nº6

"Gostei muito desta sessão. Aprendi como se formaram os partidos e sobre o MFA. O resto eu já sabia porque os meus pais me disseram e a televisão transmitiu." David Rebelo, nº7

"Gostei muito da palestra da professora Margarida sobre o 25 de Abril porque é sempre bom recordar os momentos em que somos realmente felizes. Aprendi que agora nós vamos ter de defender o nosso país e arranjarmos uma maneira de não voltarmos à antiga Ditadura." Diogo Rebelo, nº8

"Eu gostei imenso a sessão. Admirei muito a forma como a professora falou sobre este dia muito importante, aprendi bastante com a sua explicação. Apercebi-me seriamente de como tudo ocorreu e como dantes se vivia." Ester Costa, nº9  
"Gostei muito desta palestra sobre os 40 do 25 de Abril e fiquei a saber mais sobre este tema. E queria agradecer à professora. Aprendi sobre a dificuldade e o medo que se sentia naquela altura e a legria das pessoas depois da revolução." Jorge Oliveira, nº11

" Gostei desta sessão pois aprendi coisas novas. Acho que a professora poderia ter usado powerpoint ou imgens porque assim não seria tão secante" Lucas Silva, nº12

"Gostei muito desta sessão sobre o 25 de Abril de 1974. Aprendi muitas coisas que não sabia, como a política dos DDD e que nem todas as pessoas estudavam." Mariana Sousa, nº13

"Gostei muito desta experiência que achei muito interessante. Durante a sessão aprendi que se os rapazes deixassem de estudar iam diretamente para a guerra e aue a vida era muito difícil, mais do que eu pensava. Fiquei a saber o verdadeiro significado do 25 de Abril e a sua importância." Martim Mestre, nº14

"Achei muito interessante a sessão dos 40 anos do 25 de Abril e da informação que nos foi dada pela Diretora da Escola. Também fiquei a saber como naquele tempo podiam comunicar sem serem descobertos e de como foi preparada a revolução." Miguel Fernandes, nº15

"Gostei muito desta sessão. Algumas coisas aprendi mas na maioria já sabia quase tudo. Achei interessante saber uma história sobre antigamente." Miguel Pedro, nº16

"Foi uma experiência muito enriquecedora. Apesar de já saber a maior parte das coisas, também aprendi algumas coisas novas, como a política dos 3 D. Acho que foi muito gentil a senhora diretora ter vindo explicar o que se passou nesta revolução que foi feita com cravos nas armas." Paulo Meneses, nº17

"Eu gostei desta sessão sobre o 25 de Abril porque ainda consegui perceber melhor como era antes desta data e depois. Também compreendi melhor como foi feita esta revolta apesar de ser muito difícil reunir para poder falar sobre a revolta ou sobre o governo. Achei curioso o facto dos vidros das salas de aula serem foscos e também o facto de Portugal continuar a ter colóniasmais tempo que outros países europeus." Pedro Roque, nº18

"Gostei imenso desta sessãosobre o 25 de Abril. Fiquei a conhecer alguns assuntos como por exemplo, os 3 D (Democratizar, Descolonizar, Desenvolver) e revi coisas que já tinha ouvido falar, tanto pela minha família como por professores, em anos anteriores. Percebi que antes do 25 de Abril era difícil viver." Rafaela Correia, nº19

"Gostei muito desta sessão, aprendi muito sobre o 25 de Abril. Aprendi que no dia da revolução as pessoas que estavam exiladas, como por exemplo o Mário Soares e o Álvaro Cunhal, puderam regressar. Também aprendi que nesse dia começou a política dos 3 D, democratizar, descolonizar e desenvolver." Tomás Correia, nº21
"Eu achei esta lição muito educativa, aprendi coisas novas e apercebi-me que a liberdade é muito importante pelo que devemos venerá-la. Achei muito interessante porque pudemos ouvir o relato de uma pessoa que esteve lá e viveu o dia. Eu penso que este foi um dos momentos mais marcantes ou mesmo o mais marcante na História de Portugal." Tomás Bilro, nº22

1 comentário:

  1. Fico muito satisfeita por terem gostado da sessão. É bom verificar que foi útil para todos. Peço desculpa por não ter havido imagens ou PowerPoint, Lucas, mas assim foi um pouco mais real, já que, na altura, a nossa aprendizagem era feita mais sobre textos do que sobre imagens...
    Espero que continuem sempre atentos e a gostar de aprender coisas novas.
    Obrigada pelas palavras simpáticas.
    Um beijinho para todos,

    ResponderEliminar