segunda-feira, 17 de março de 2014

Programa Escola Segura - Bullying

No passado dia 27 de Fevereiro, o agente Teixeira da PSP de Almada veio até à nossa turma para, no âmbito do Programa Escola Segura, efetuar uma palestra sobre Bullying.

É um assunto demasiado sério para brincar.
O agente Teixeira ajudou-nos a identificar e compreender comportamentos associados, quem são os bullies, sinais de alerta de bullying, estratégias que podem ser utilizadas pelas vítimas, estratégias que podem ser adotadas pelos grupos.
Uma grande mensagem foi transmitida: Não é preciso humilhar os outros para haver diversão.

Opinião dos alunos:

"Gostei muito da sessão de Bullying, pois aprendi coisas novas como a personalidade da pessoa que pratica o bullying e alguns conceitos." Ana Mafalda Tendeiro, nº1.

"Gostei muito desta experiência, foi divertida e educativa. Fiquei a saber coisas que nunca tinha ouvido, outras recordei. Deram-nos exemplos de bullying, como ajudar a evitar. E que este é um assunto sério com o qual não se deve brincar. Para brincar é preciso que os dois queiram" Beatriz Bispo, nº2

"Eu acho que a sessão foi muito interessante e educativa pois aprendi como prevenir o problema, quais as consequências e que não devemos julgar ninguém. A sessão foi um pouco longa." Bruno Gomes, nº3

"Gostei muito da apresentação do Sr. Agente, que falou sobre um tema tão importante, tentando aliviar o assunto de uma maneira engraçada e compreensível." Catarina Carvalho, nº4

"Foi muito interessante. Percebemos o problema grave que é o bullying. Eu aprendi que devemos ajudar quem está a ser "bullyingado" e que não devemos ignorar essa pessoa." David Ventura, nº5

"Experiência muito divertida e educativa. Este assunto não deve ser uma brincadeira." David Seita, nº6

"Aprendi muito. Acho que não devemos excluir ninguém do grupo e também não podemos incentivar numa luta." David Rebelo, nº7

"Foi divertida a sessão, aprendi que antes de darmos uma alcunha a um amigo devemos sempre perguntar se ele ou ela gosta" Diogo Rebelo, nº8

"Experiência muito interessante. Aprendi bastantes coisas e vários pontos de vista" Ester Csta, nº9

"Quero agradecer ao Sr. agente da PSP por nos dar aquela palestra, pois fiquei a saber mais. Acho que foi pouco tempo." Jorge Oliveira, nº11

"Gostei muito do sentido de humor do sr. agente." Lucas, nº12

"A sessão foi muito engraçada e muito útil para nos ajudar a entender e evitar." Mariana Sousa, nº13

"Aprendi muito: como evitar, ajudar os que sofrem, etc. Gostei da serenidade do agente, apesar de estar a falar de um assunto muito sério." Martim Mestre, nº14

"Gostei muito porque aprendi coisas novas e o sr. agente explicou bem. O powerpoint também ajudou." Miguel Fernandes, nº15

"Fiquei a saber muitas coisas: como ajudar os outros sem que fiquem a saber que fui eu que disse a um adulto." Miguel Pedro, nº16

"Acho que a experiência foi muito educativa e divertida. Gostei muito e aprendi imenso." Paulo Meneses, nº17

"Percebi como se deve lidar com isso e que nunca se deve fazer isso a ninguém." Pedro Roque, nº18

"Sessão muito interessante. O que achei mais curioso foi o facto de serem as raparigas que sofrem mais nesta questão." Rafaela Correia, nº19

" Aprendi que quem pratica o bullying é o bully e que só fazem isso a pessoas relativamente mais fracas que eles." Tomás Correia, nº21

"Acho que a sessão foi muito interessante e achei muito mau o que uns indivíduos fazem aos outros por causa da cor, cultura ou religião. PS: Nunca mais bato no meu irmão" Tomás Bilro, nº22

1 comentário: