terça-feira, 30 de abril de 2013

Dia do Trabalhador

Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador ou Dia Internacional do Trabalhador é comemorado a 1 de Maio. Em Portugal, no Brasil, em Moçambique, na Rússia, na Índia.....
Em 1886, os trabalhadores organizaram uma manifestação nas ruas de Chicago. Esta manifestação tinha como finalidade reindivicar a redução das horas de trabalho, para 8 horas diárias. Neste dia houve uma greve geral nos Estados Unidos da América.
Três anos mais tarde, no dia 20 de Junho de 1889, a Internacional Socialista(organização mundial dos trabalhadores, socialistas), reunida em Paris, decidiu por proposta de Raymond Lavigne, convocar uma manifestação por ano com o objectivo de lutar pelas 8 horas diárias de trabalho. A data escolhida por Raymond Lavigne foi o 1º de Maio devido às manifestações em Chicago. No dia 23 de Abril de 1919 o senado francês valida o dia 1º de Maio como feriado e também valida o trabalho diário para 8 horas.
Em 1920 a Rússia também adopta o 1º de Maio como dia do trabalhador. 
Portugal, só a partir de Maio de 1974, é que pode ter o 1º de Maio como feriado, porque durante a ditadura quem comemorasse este dia era detido pela PIDE.


domingo, 28 de abril de 2013



Aos materiais que constituem a crosta terrestre chamamos Rochas.
Estas são classificadas de acordo com o seu modo de formação, isto é, de acordo com a sua génese.
E, são três os grupos de rochas: ígneas, metamórficas e sedimentares.

As rochas ígneas são de origem vulcânica e formam-se através do arrefecimento do magma.

São exemplos deste tipo de rocha:
Granito
Sienito
Diorito
Gabro
Basalto
Peridotito
Granodiorito
Riólito
Andesito
Obsidiana 

As rochas metamórficas, ou modificadas, são aquelas que resultam das alterações provocadas pelas altas temperaturas e pressão nas rochas existentes. Estas alterações originam novas rochas que diferem das originais na composição mineral e na textura.

São exemplos deste tipo de rocha:
Mármore
Ardósia
Quartzito
Gnaisse
Pedra-sabão
Micaxisto
Xisto
Xisto-verde
Xistos-azuis
Filito
Itabirito

As rochas sedimentares são aquelas que se formam a partir do transporte, acumulação e consolidação das partículas sedimentares (areia, lama, etc).

Como exemplos deste último tipo de rocha temos:
Arenito
Calcário
Conglomerado
Diamictito
Dolomita
Folhelho (xisto argiloso)
Siltito
Travertino
Tilito
Varvito
 
 
 
 
 

Webgrafia:

sábado, 27 de abril de 2013

Tipos de rocha em Portugal e a paisagem geológica onde se inserem

As rochas são importantes testemunhos da atividade da Terra, são massas sólidas naturais que constituem a litosfera e que se encontram presentes em quase todos os locais.
Em Portugal existem 3 tipos de rocha:
  • Magmáticas
As rochas magmáticas, tal como o nome indica, resultam da consolidação do magma. Este tipo de rocha pode-se dividir em rochas plutónicas ou intrusivas, que acontece quando o magma é consolidado em profundidade, e rochas vulcânicas ou extrusivas, quando o magma consolida à superfície. A paisagem geológica onde este tipo de rocha se insere é uma zona vulcânica.
O granito é um exemplo de rocha plutónica, de cor clara e  tem um arrefecimento lento em profundidade. Principalmente usado para material de construção.
Já o basalto, é um exemplo de rocha vulcânica, de cor negra e tem um arrefecimento rápido à superfície. Principalmente usado para empedrar ruas e passeios.


Basalto
Granito










  • Sedimentares
As rochas sedimentares formam-se através da acumulação de sedimentos, originados pela desagregação de outras rochas.
Este tipo de rocha é o mais abundante, formam-se por acumulação, no fundo marinho ou ao ar livre de materiais de origem vegetal, animal ou mineral. Dividem-se em detríticas,formadas pela acumulação de materiais de outras rochas que são transportados através da erosão, e orgânicas, derivam da acumulação de restos de seres vivos, animais ou vegetais. A paisagem geológica onde este tipo de rocha se insere é a paisagem sedimentar.
A areia é um exemplo de rochas sedimentares detríticas.
O calcário é um exemplo de rochas sedimentares orgânicas.


Areia
Calcário














  • Metamórficas
As rochas metamórficas têm origem no interior da terra, formam-se a partir de rochas que foram modificadas na sua estrutura, textura ou composição pela ação de altas temperaturas e pressões. O estudo das rochas metamórficas permite a identificação de grandes acontecimentos geotectônicos ocorridos no passado, fundamentais para o entendimento atual  da configuração dos continentes.
A paisagem geológica onde este tipo de rocha se insere é a paisagem metamórfica.
O mármore e a ardósia são exemplos de rochas metamórficas.


Mármore
Ardósia












  • Em Portugal que tipo de rochas existem?



As areias podem-se encontrar na costa. 
As argilas, arenitos e conglomerados encontram-se em Setúbal, Santarém, Leiria e perto de Castelo Branco.
Calcário, margas e arenitos podem-se encontrar em Lisboa, Coimbra e Leiria.
Granito, em Viseu, Braga, Guarda e Vila Real.
Xisto, mármore e quartzo em Beja, Évora, Castelo Branco, Viseu e Guarda.
Gneisses, micaxistos e xistos metamórficos, encontram-se em Bragança, Viana do Castelo, Braga, Aveiro e Évora


Webgrafia:

Tipos de Rochas em Portugal e onde se inserem!

Tipos de Rochas em Portugal e onde se inserem!

Rocha- é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera, é constituída por rochas. O estudo científico das rochas é chamado de petrologia, um ramo da geologia. Os termos populares pedra e calhau se referem a pedaços soltos de rochas, ou fragmentos.

Mármore Basalto


Paisagens onde se inserem as rochas em Portugal!

Granito                                                              Basalto




quinta-feira, 25 de abril de 2013


 O 25 de Abril de 1974 em Portugal

 
No dia 25 de Abril de 1974, em Portugal, teve lugar um golpe de estado levado a cabo Movimento das Forças Armadas (MFA), contra o regime do Estado Novo.
Este movimento era constituído por militares, comandados a partir do Quartel da Pontinha (Lisboa) pelo capitão Otelo Saraiva de Carvalho – que foi um dos grandes impulsionadores deste golpe militar.
Foram vários os fatores que levaram à organização desta revolução – que também ficou conhecida por revolução dos cravos!
As pessoas estavam descontentes com o governo de Marcelo Caetano (que era o chefe do governo na altura) e que seguia a política de Salazar.
Era um regime autoritário, que governava em ditadura e que tudo fazia para impedir a instituição de um estado de direito democrático.
Havia a censura, a PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado) e a Legião (milícias), e a Mocidade Portuguesa.
As pessoas passavam fome e eram muito pobres. Havia falta de oportunidades para um futuro melhor, também devido ao isolamento em que o país se encontrava. Tudo isto provocava a fuga das pessoas para outros países que, por sua vez, agravava ainda mais as condições da economia nacional.

Finalmente, a guerra colonial em África. Os militares que sempre tinham apoiado o regime começaram a ver que esta seria uma causa perdida.
Ao nível internacional, também havia pressão para acabar com esta guerra. As armas escasseavam entre as forças portuguesas e os soldados morriam às centenas e longe de casa.
 O descontentamento foi crescendo no seio das forças armadas, e daí à organização e concretização deste golpe militar contra o regime do Estado Novo foi um passo.
A confirmação de que a revolução estava a andar foi dada pela música de Zeca Afonso – Grândola Vila Morena ( http://youtube/Grandola_Vila_Morena )– que passou no Rádio Clube Português, à meia noite e vinte e cinco minutos do dia 25 de Abril de 1974. Esta música é também um dos símbolos desta revolução.
Mas não foi só em Lisboa que a revolução ocorreu. No Porto os militares ocuparam o Quartel-General da Região Militar do Porto, o Aeroporto de Pedras Rubras e as instalações da RTP.
Aos homens comandados por Salgueiro Maia, coube o papel mais importante. Ocuparam o Terreiro do Paço e os ministérios ali instalados posicionado-se em frente ao rio Tejo.

Entretanto Salgueiro Maia desloca parte das suas tropas para o Quartel do Carmo onde está o chefe do governo, Marcelo Caetano. Este acaba por se render no final do dia com uma exigência: entregar as responsabilidades de governação ao General António Spínola (oficial que não pertencia ao MFA) com a justificação de que seria para que o poder não caísse na rua. Marcelo Caetano é depois transportado para a Madeira e daí enviado para o exílio no Brasil.

Ao longo do dia 25 de Abril de 1974, foram tomados outros objetivos militares e civis sem que tenha havido registo de quaisquer confrontos armados nas ruas de Lisboa.
O único derramamento de sangue teve lugar à porta das instalações da PIDE onde um grupo de cidadãos se manifestava contra os abusos daquela organização e alguns dos agentes que se encontravam no interior abriram fogo, atingindo mortalmente quatro populares.
Podemos pois concluir que o 25 de Abril de 1974 foi um golpe militar pacifico que para sempre ficará na História de Portugal como o dia em que foram dados os primeiros passos em direção à democracia!



Já agora, e uma vez que acrescentei o link para a música do Zeca Afonso - que foi o segundo sinal ou senha que confirmava que a revolução estava em marcha, fica também o link para aquela que foi a primeira senha.
Também uma música, do cantor Paulo de Carvalho, 'E depois do adeus' - http://youtube/E_Depois_do_Adeus
Esta passou às 22h55 do dia 24 de Abril nas estações de rádio dos emissores associados de Lisboa.


Webgrafia:

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Convite: 3ª visita guiada


INFORMAÇÃO

3.ª VISITA GUIADA
PARA ALUNOS, PAIS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA
 SECUNDÁRIA ANSELMO DE ANDRADE

DIA 27 DE ABRIL, SÁBADO ÀS 10,00h JUNTO AO CONVENTO DE S. PAULO - ALMADA

A Associação de Pais e Encarregados de Educação, vem por este meio convidar todos os alunos, pais/encarregados de educação, professores e funcionários a participar na 3ª visita guiada, desta vez ao interior do Convento de S. Paulo - Almada, com o Dr. Alexandre Flores, que terá lugar no dia 77 de abril (sábado), pelas 10,00h. O Ponto de encontro será junto à entrada principal do Convento. Contamos consigo!
Agradecemos que escreva na caderneta do seu educando, se pretende participar nesta Iniciativa Cultural.
Traz calçado confortável.    
                                       

terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia Internacional do Livro

Dia Internacional do livro

O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha.
A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efetivamente 10 dias depois de Cervantes.



Webgrafia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_do_Livro
http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-do-livro/

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dia da Terra

O Dia da Terra - ou, oficialmente, Dia Internacional da Mãe Terra - é uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 para marcar a responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza e a Terra e alcançar um balanço entre economia, sociedade e ambiente.
Contudo, a história dessa comemoração é bem mais antiga. O primeiro Dia Nacional da Terra ocorreu em meio ao movimento hippie americano, em 1970. Se por um lado a música e os jovens eram mobilizados, por outro lado os americanos viviam com seus carros com motores potentes e a indústria produzia produtos poluidores com pouco medo de represálias legais.
A ideia de uma data para marcar a luta pelo ambiente veio do senador Gaylord Nelson, após este ver a destruição causada por um grande derramamento de óleo na Califórnia, em 1969.
22 de abril


Webgrafia:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/sustentabilidade/dia-da-terra-2013-entenda-como-surgiu-a-data-e-seu-significado,6274627e5bf2e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.HTML
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Terra

sábado, 20 de abril de 2013

Dia do Disco


O Dia do Disco comemora-se a 20 de abril.
Este dia celebra-se para pensar na importância da música para a cultura e o entretenimento das pessoas. Apesar de ser retrô e ter caído em desuso com o surgimento de novas tecnologias, o disco apresenta um importante avanço na história das mídias.

O primeiro disco de vinil surgiu em 1948. Ao contrário do seu antecedente, o vinil era leve e resistente a quedas.

O disco de vinil também poderia ser chamado de Long Play (LP). O disco só podia ser lido e transformado em conteúdos sonoros através de um aparelho específico, que recebeu o nome de "toca disco". Era feito de plástico e com marcações na forma de espirais, facilitando o deslize da agulha que compõe o "toca disco".

Hoje em dia é possível encontrar à venda discos antigos famosos, para a alegria dos colecionadores de vinil. Compradas e trocadas, as peças fazem sucesso entre as pessoas que gostam de objetos de outras épocas e são apaixonadas por música.




Webgrafia:


terça-feira, 16 de abril de 2013

sábado, 13 de abril de 2013

Professora Èlia, o meu trabalho sobre o 25 de abril em Portugal está a ser preparado, mas só irá ser publicado no dia 25 de abril.
Aproveito para lhe desejar boa viajem!!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Projeto Comenius

Caros alunos do 7ºC
Caso queiram acompanhar as aventuras dos professores e alunos do Projeto Comenius "The Future in Our Hands" na Polónia, podem consultar o blogue:

The Future in Our Hands (Comenius Project)

Dia do Beijo


No dia 13 de abril, comemora-se o Dia do Beijo.

Esta data pretende comemorar o ato do beijo e mostrar os benefícios da sua prática. O beijo é um ato comum em várias sociedades, seja como forma de cumprimentar alguém ou como uma amostra do amor e carinho por outra pessoa.


Parece que não, mas beijar faz bem à saúde, tanto a nível emocional como físico.



  • Beijar emagrece - queimamos calorias enquanto beijamos. Ao beijar estamos a queimar, em média, 12 calorias.
  • Beijar alivia o stress - o ato é um ótimo aliado da tranquilidade e do relaxamento. 
  • Beijar promove o bem estar - quando beijamos o batimento cardíaco aumenta e consequentemente a oxigenação das células é maior, melhorando as funções circulatórias do organismo.



















Webgrafia:

http://www.calendarr.com/portugal/dia-do-beijo/ (consultado a 12 de abril)


Rafaela Ferreira Correia



segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dia mundial da saúde

Dia mundial da saúde comemora-se anualmente a 7 de abril.
Foi comemorado ontem o Dia Mundial da Saúde, que coincide com o dia da fundação da Organização Mundial da Saúde em 1948. Todos os anos é escolhido um tema importante para a saúde pública. O tema deste ano é a hipertensão arterial.
A pressão arterial elevada pode causar enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral e falência renal.
A nível mundial, um em cada três adultos têm hipertensão arterial e, como frequentemente não existem sintomas, uma percentagem grande desconhece que é possuidor da doença. No entanto, se diagnosticada, o tratamento reduz grandemente o risco de complicações.
A hipertensão arterial também pode ser prevenida: reduzindo a ingestão de sal e de gorduras, fazendo atividade física, mantendo um peso adequado e evitando fumar.
Sabemos que é difícil, mas pela sua saúde decida hoje mesmo mudar um hábito, que tenha, que seja menos saudável.
 



Domingo, 7 de Abril, a partir das 15h00, a Câmara Municipal de Odivelas comemora o “Dia Mundial da Saúde”, com um conjunto de atividades que promovem a consciencialização, promoção da saúde e da qualidade de vida de forma integrada e planeada, sensibilizando as pessoas para a importância da adoção de comportamentos individuais e coletivos saudáveis.
Assim, o Centro de Exposições de Odivelas, Jardim da Música e os Paços do Concelho vão receber várias iniciativas/atividades gratuitas, tais como: Rastreios de Saúde: Índice de Massa Gorda; Índice de Massa Corporal; Avaliações de Glicémia, Colesterol, da Capacidade Pulmonar e das necessidades Hídricas, entre outras.












Webgrafia:
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/saude+2013.htm
http://odivelas.com/2013/04/05/odivelas-dia-mundial-da-saude-assinalado-com-diversas-iniciativas/

domingo, 7 de abril de 2013

Dia Mundial da Atividade Física

No dia 6 de abril comemora-se o dia mundial atividade física.
Praticar atividades físicas é muito importante para manter uma vida mais saudável, pois contribui para o bem-estar, aumenta a auto-estima, diminui o estresse e o risco de depressão, entre outros benefícios. As pessoas que estão fisicamente em forma desfrutam mais da vida, do trabalho, dormem melhor, adoecem menos e muito provavelmente terão uma expectativa de vida maior, envelhecendo com mais saúde. A prática de atividade física regular contribui para o desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis, em qualquer fase da vida.
Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra o Dia Mundial da Atividade Física desde 2002.

                                                                                 





Em portugal 2013:





sábado, 6 de abril de 2013

Reunião dos Embaixadores da Saúde


Próxima reunião com os 
Embaixadores da Saúde: 

próxima 4ª feira, 10 de abril,

às 13h30,

bloco 2- sala Sem 2.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sexta-Feira Santa.

Sexta-Feira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.
A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira após a primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de Março e 23 de Abril.



                                                             



http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FSexta-Feira_Santa&h=4AQFTvrod

terça-feira, 2 de abril de 2013

Reunião de Pais e Encarregados de Educação

Convida-se os Encarregados de Educação para uma reunião na próxima 3ªfeira, dia 9 de abril, às 19 horas, na sala 20, para tratar dos seguintes assuntos:
1- Informações;
2- Avaliação do 2º período.
Aguardo confirmação da presença.

DT: Élia Martins

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Dia da mentira
 Há datas comemorativas pelas mais diversas razões. Algumas prestam homenagem a heróis, outros comemoram eventos religiosos, mas o primeiro de abril sobressai como a única data para comemorar a mentira. O dia da mentira, ou 1º de abril, é uma antiga comemoração e tem uma história curiosa. Em qual outro dia podemos pregar partidas e enganar nossos amigos?
Existem dúvidas sobre quando essa tradição bizarra começou, mas a explicação mais aceita liga o primeiro de abril à França do século XVI. Até 1564, o calendário em vigor era o calendário Juliano, que considerava o início do ano novo próximo de abril. De acordo com o livro "The Oxford Companion to the Year", o rei Carlos IX, declarou um dia que a França começaria a usar o calendário Gregoriano, onde o ano novo iniciaria em primeiro de janeiro.
Nem todos aceitaram essa mudança de datas, ao mesmo tempo, alguns acreditavam que as datas não deveriam ser alteradas, e foi esse pessoal que serviu de alvo às brincadeiras de abril, pois foram considerados tolos. As pessoas enviavam presentes e os convidavam para as falsas festas. Os cidadãos das zonas rurais da França também eram vítimas dessas piadas. Nesta época, as notícias viajavam lentamente e eles podem ter ficado sem saber sobre a troca de datas durante meses ou anos. E ainda tiveram que suportar as piadas por celebrarem o ano novo no dia errado.
Atualmente, na França, as pessoas que "caem" no primeiro de abril são chamadas de 'Poisson d'Avril', literalmente significando "peixe de abril". Uma piada comum é a de pregar um peixe de papelão nas costas da pessoa. A ligação entre os peixes e o dia da mentira não está clara. Alguns acreditam que o peixe representa Jesus Cristo, freqüentemente representado por um peixe nos primeiros tempos da era cristã. Outros dizem que o peixe é relacionado com o signo de Peixes no zodíaco, que é representado por um peixe e que cai perto de abril. Mas é interessante dizer que Napoleão ganhou o apelido de Poisson d'Avril quando casou com Maria Luísa da Áustria, em 1º de abril de 1810.
Provavelmente, não se trata de uma coincidência que o dia da mentira seja comemorado ao mesmo tempo do que dois outros dias semelhantes. Na Roma antiga o festival de Hilária foi uma iniciativa para celebrar a ressurreição do deus Átis. A palavra hilária, provavelmente, é derivada da palavra hilaridade e hilariante, ambas significando alegria ruidosa. Hoje em dia, Hilária é também conhecida como o Dia da risada romana. Na Índia, o festival Holi comemora a chegada da primavera. Como parte do festival, as pessoas fazem brincadeiras e se lambuzam mutuamente com cores.
Não há uma explicação clara entre a observação moderna do dia da mentira e essas duas antigas comemorações, o que leva muitos historiadores a aceitarem a explicação francesa de como surgiu o dia da mentira.

Webgrafia:
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/sociedade/2013/3/14/Hoje-Dia-das-Mentiras,c3d004b4-bb7f-4664-bcab-ca62b3f9a3e8.html
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/sociedade/2013/3/14/Hoje-Dia-das-Mentiras,c3d004b4-bb7f-4664-bcab-ca62b3f9a3e8.html
http://www.glup.com.br/noticia/como_surgiu_o_dia_da_mentira/1831
http://www.redescola.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=494:de-onde-surgiu-o-dia-da-mentira&catid=42:documentos